domingo, 13 de março de 2011

Frutas , Ervas e Hortaliças

ABACATE - Persea gratissima
O abacate pode substituir a carne, porque contém gordura e o mesmo valor nutritivo. O abacateiro serve especialmente aos diabéticos, tanto através da fruta como das folhas. Às pessoas atacadas por esse mal é aconselhável um tratamento a base do abacateiro, durante quinze dias:
Comer em jejum metade de um abacate amassado
Após as refeições tomar um chá de folhas SECAS do abacateiro, sem açúcar.
Outra indicação das folhas do abacateiro é para a limpeza do fígado. Se o fígado não vai bem por estar saturado de gordura e tóxicos, fazer um chá das folhas SECAS do abacateiro e toma-lo em goles, de hora em hora, durante todo o dia, repetindo por 15 dias. O caroço serve como tônico capilar. Em dores de cabeça aplicar folhas quentes do abacateiro sobre a cabeça, em compressa. Usar sempre folhas secas pois as verdes provocam palpitações cardíacas.

ABACAXI - Ananás sativus
O abacaxi, além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão. Sua indicação notável é no tratamento das feridas, inflamações, infecções. Em infecções agudas, consumido em fatias, é um ótimo parceiro dos antibióticos. Contra tosse catarral, usa-se duas colheres de suco de abacaxi diluídas em uma xícara de água quente e uma colher de mel. Beber bastante quente antes de deitar-se.

ABOBORA - Cucúrbita pepo
Rica em potássio, ferro, fósforo e magnésio, é eficaz como diurético e para combater a prisão de ventre. Faz-se um suco fresco com pedaços grossos de abóbora madura, colocando-os em um guardanapo e torcendo para extrair o suco. Adoçar com pouco açúcar e tomar uma manhã sim e uma não, em jejum por um mês.

ACELGA - Beta vulgaris
Hortaliça indicada para oxigenar o sangue e normalizar a digestão, além de acalmar os nervos e robustecer o cérebro. É muito útil para ser ingerida por pessoas nervosas.

AGRIÃO - Nasturtium officinale
O agrião é tão eficaz que não se deve usa-lo diariamente, a não ser para tratamento dos brônquios, durante períodos limitados. A quantidade de ferro, iodo e vitaminas que contém faz passar para a água em que é deixada de molho uma boa parte de sua força; por isso, uma receita para a carência de ferro e para a depuração do sangue é chamada Água de Agrião:
Em um copo de água na temperatura ambiente mergulhar folhas de agrião. Cobrir o copo e deixa-lo no quarto de dormir. De manhã, coar e bebe-la sem açúcar.
As propriedades terapêuticas do agrião combatem o raquitismo, o ácido úrico e as doenças do pulmão, agindo na purificação do fígado e do estomago.Os fumantes devem fazer uso do agrião, uma vez por semana, para a desintoxicação do organismo. O seu suco, adoçado com mel é um excelente xarope para combater bronquite, tosse, tuberculose pulmonar e toda sorte de enfermidades catarrais. Usa-se em saladas para combater a diabetes, e o consumo diário para os que sofrem de acido úrico.

AIPO - Apium graveolens
Essa verdura combate a depressão. Por ser rico em cloreto de sódio, é ideal para casos de insônia e perturbações nervosas, podendo entrar no preparo de saladas, ser bebido como suco ou mesmo mastigando seus talos. Como alimento é recomendado àqueles que sofrem de artrite, reumatismo e acido úrico. É também indicado seu uso externo em frieiras, para tanto, colocar 100gr de aipo em um litro de água e ferver lentamente por 20 minutos. Dar um banho muito quente nos pés ou mãos, uma vez por dia.

ALFACE - Lactuca sativa
Contém várias vitaminas e é uma fonte de ferro e minerais. Seu poder de limpeza dos intestinos é fantástico. Fortalece o sistema nervoso e a musculatura, além de ajudar a digestão. É um grande calmante para os nervos e combate a insônia mais recalcitrante.
Um chá para dormir é feito fervendo-se rapidamente duas folhas de alface fresca em uma medida de uma xícara de chá de água. Tomar morno na hora de deitar-se.
É ainda recomendada contra as doenças do coração e dos rins, seja em forma de chá ou saladas, estas com pouco azeite, vinagre e sal. Para contusões e inchaços fazer uma cataplasma fervendo algumas folhas de alface em pouca água por cinco minutos. Deixar amornar, untar as folhas com azeite de oliva, estender sobre uma gaze e aplicar na região atingida. Este mesmo método pode ser usado para irritações e rubores da pele.

ALHO - Allium sativum
O alho purifica o sangue, atua sobre as mucosas do nariz, da garganta e dos pulmões, desinfeta todo o organismo, funciona como antibiótico para combater infecções.
Para o enfraquecimento do organismo, principalmente nos idosos, consumir durante as refeições um dente de alho bem amassado com uma cenoura, isso previne contra doenças mais graves.
Atua na circulação, e para esses problemas, consumir pão de centeio temperado com alho socado, salsa e gotas de azeite sendo que será este o primeiro alimento do dia, repetido por uma semana, descansar 15 dias e fazer novamente, assim sucessivamente.
O alho cozido, tem uma grande perda de sua eficácia e cru em grande quantidade irritam os rins.

ALMEIRÃO - Chicorium intybus
Rico em vitamina A e C. Indicado para falta de apetite, usado cru em saladas ou ligeiramente refogado.

AMEIXA - Prunus domestica
Poderoso laxante. Indicada contra prisão de ventre, sendo, neste caso, consumida seca.
É rica em potássio, fósforo, cálcio e minerais. Para problemas do estômago faz-se um licor digestivo de ameixa: cozinhar em dois litros e meio de vinho branco, 20 ameixas frescas sem casca e sem caroço. Depois de quinze minutos apagar o fogo, adicionando não mais de 3 gramas de casca de canela e deixar macerar. Após três dias, filtrar o liquido, adicionar meio quilo de açúcar e colocar no fogo, deixando ferver por alguns minutos. Esperar esfriar totalmente e adicionar meio litro de álcool a 90 graus e colocar em uma ou duas garrafas. Tomar um cálice após as refeições.

ASPARGO - Asparagus officinalis
O aspargo deve ser ingerido ao natural, já que quando cozido pode irritar os rins, tornando contrário o seu efeito de limpa-los. É indicado nas doenças do fígado, do baço e estômago. Nos problemas do coração combate a hipertrofia e acalma as palpitações. Para o coração se faz uma decocção fervendo 50gr de raízes de aspargo em um litro de água, deixando em repouso até esfriar. Tomar três cálices por dia, entre as refeições principais sem adoçar. Ainda pode ser usado em regimes de emagrecimento fervendo em três quartos de litro de água, 40gr de raízes de aspargo. Bebe-se pela manhã em jejum e durante todo o dia. Esta mesma decocção pode ser administrada a pessoas nervosas e excitáveis.

AVEIA - Avena sativa
Fonte natural de vitaminas, proteínas e sais minerais, contendo muitas calorias. Usada em flocos ou farinha, adapta-se aos organismos delicados, garantindo um bom funcionamento dos intestinos preguiçosos. É também anti-hemorróidas, sua ingestão tem a virtude de reduzir o teor de gorduras e de açúcar do sangue, auxiliando nas arterioscleroses e no diabetes. Contra acido úrico ferver um punhado de palha de aveia triturada em um litro de água, coar e beber durante o dia.
AZEITONA - Olea europaea
Uma curiosidade sobre a oliveira. Conta-se que Atenas, a deusa grega da sabedoria, fez nascer de uma lança a oliveira; os frutos dessa árvore, além de alimentarem o homem, produziriam um óleo para temperar sua comida, fortalecer seu corpo, curar as suas feridas e iluminar sua noite.
A azeitona tem grande teor de gordura e sais minerais, devendo ser consumida com cautela.

BANANA - Musa paradisiaca
Bastante nutritiva e regulariza as funções do intestino. O suco da banana São Tomé é particularmente indicado contra a diarréia. Emprega-se o suco das flores nas afecções do peito. Do tronco se extrai a seiva que é indicada para a laringite, as aftas, tônico capilar e soro antiofídico.

BATATA - Solanum tuberosum
Rica em carboidratos e vitaminas. Usada crua, tem aplicação para combater dores de cabeça (colocadas em rodelas sobre a testa) e contra irritações da pele. A batata-baroa é bastante indicada para quem sofre de doenças renais. Para eritemas ou queimaduras solares, se faz uma compressa com batata ralada que é trocada três vezes ao dia. O suco feito com batata é excelente remédio para ulceras do estômago e do duodeno, desde que tomado em pequenas doses, pois o seu uso exagerado pode provocar sintomas de intoxicação. A água do cozimento da batata serve para prevenir e combater a gota.

BROCOLOS - Brassica oleracea
Rico em vitamina C, fósforo, potássio e enxofre. É melhor consumi-lo em saladas cruas para aproveitar todo o seu valor nutritivo. É um ótimo alimento para dietas de emagrecimento, já que produz uma limpeza geral do organismo e elimina gorduras.

CAFÉ - Coffea arabica
É contra indicado para pessoas nervosas e insones, adoçado com mel serve de remédio para a angina do peito. É um excitante do sistema nervoso, dos músculos, cérebro, rins e coração. É usado para lavar ulcerações das pernas. Facilita a digestão.

CAMOMILA - Matricaria chamomilla
Indicado para cólicas de crianças, feito chá. É também calmante, antiespasmódico e sonífero, devendo ser feito o chá na hora de tomar.
Indicado para dores reumáticas, neste caso usa-se as flores secas que são cozidas em banho-maria no óleo; após duas horas de cozimento, côa-se, e depois de frio massageia-se com esse óleo as regiões doloridas. Usa-se o chá também para combater dores abdominais, cólicas intestinais com gases, cistite, inflamações bucais, conjuntivites.

CANELA - Cinnamomum zeylanicum
Em doces, não se discute, é um ótimo tempero. Suas propriedades medicinais são no combate a anemia, para isso tomar um chá da casca de canela quatro vezes ao dia. Recomendada também para catarro nos brônquios. É indicada na atonia gástrica (fraqueza do estomago), como tintura: colocar 50gr de casca de canela em um quarto de litro de álcool a 60 graus. Depois de 24 horas filtrar o liquido e côa-lo em uma garrafa, consumindo-o em colheres antes das refeições.

CEBOLA - Allium cepa
Deve ser sempre ingerida cruz, já que cozida perde suas propriedades. Combate vermes intestinais, infecções e resfriados. O consumo diário de cebola previne doenças cardíacas como também impede o desenvolvimento das já existentes.


CENOURA - Daucus carota
Para as vistas, já que é rica em vitamina A. Atua também como purificadora do fígado e fortifica o organismo.
Para casos de digestão difícil, usa-se ferver uma pitada de sementes de cenoura em um cálice de água e beber após as refeições. (Neste caso as sementes precisam ser retiradas do pé, visto que as destinadas a plantio possuem agrotóxicos prejudiciais). Para rouquidão, cozinhar 100 gr de cenoura, esmagando e misturando com a água do cozimento, adoçar com mel e beber bem quente.

CEREJA - Prunus cerasus
Outro purificador do organismo que atua principalmente nos rins e no fígado. Como ela possui açucares e minerais, é usada para a confecção de xaropes para a tosse.
Usada em casos de artrite e gota, para tal, ferve-se 30gr de pedúnculos secos em um litro de água, filtrar e adoçar levemente, bebendo um cálice durante o dia. Como reconstituinte do organismo, cozinha-se cerejas frescas ou secas (não em conserva) em tanto vinho quanto necessário para cobri-las. Bebe-se bem adoçado.

CEVADA - Hordeum vulgare
Diurética, Tonica e digestiva. Usada em pó é um ótimo substituto para o café, principalmente para pessoas nervosas e insones. Para as infecções na garganta ferver 70gr de cevada em um litro de água, por 20 minutos. Quando morno, filtrar o liquido, adoçar com uma colherinha de mel, misturando bem. Fazer gargarejos durante o dia.
Para inflamações do intestino, colite, ferver em um litro e meio de água por dez minutos três punhados de cevada lavada. Filtrar o liquido quando frio, adoçar com mel e beber em xícaras.

CHICORIA - Chicorium intybus
Deve-se usa-la somente em sucos e saladas. Como a cenoura, é indicada para problemas oculares. Atua também na circulação. A ingestão de três copos de suco de chicória durante o dia, evita muitos males da circulação. Aqui também podemos usar o pão de centeio. Um ótimo alimento para normalizar a circulação é uma salada de chicória com pão de centeio.
Como diurético, pode ser usada em infusão: em uma xícara de água fervente colocar 5gr de raiz de chicória. Coar e beber durante o dia.

CHUCHU - Sechium edule
Indicado para combate a hipertensão. Ingerir o chuchu como parte importante da refeição e tomar o chá diariamente, regulariza a pressão alta.

COCO - Cocos nucifera
A água de coco, é reguladora do coração. Contém vitaminas, sais minerais e potássio. Seus efeitos são notados na pele e a ingestão diária elimina cálculos renais e normaliza o funcionamento dos rins. Combate ainda a icterícia, irritações gastrintestinais, doenças do peito, inflamações dos olhos, vômitos na gravidez, e ainda atua na eliminação de vermes intestinais.

COENTRO - Coriandrum sativum
Indicado como calmante. O chá de coentro deve ser feito com toda a planta, folhas, talos e raiz, depois de bem lavados.
Como estimulante do estômago e fígado verter uma xícara de água fervente em 5gr de frutos de coentro secos, filtrar, adoçar e tomar após as refeições.




COUVE - Brassica oleracea
Hortaliça que contem enxofre e acredita-se que cura até as doenças ocultas. Alem do enxofre contem iodo, arsênico, magnésio, potássio e cálcio e vitaminas.
Na Roma Antiga, aconselhava-se que para possuir uma saúde invejável, a simples ingestão de muita couve era suficiente.
O suco de couve, adoçado com mel, bebido diariamente durante três meses, antes do almoço, é eficaz para combater a gota (ácido úrico), a bronquite e a má circulação. O mesmo suco, sem ser adoçado, em aplicações tópicas cura ulcerações, misturado com água morna é recomendado contra cólicas de crianças. O consumo da couve ainda depura o sangue, atua contra a hipertensão e é uma defesa para o organismo contra o câncer.
Em casos de úlceras varicosas fazer uma compressa: depois de eliminar a nervura mais grossa de uma folha de couve, lava-la muito bem em água corrente e coloca-la em uma solução de acido bórico (encontrado em farmácias) deixando macerar por três horas. Aplicar a folha, estendida numa gaze, sobre a ferida limpa e enfaixar. Renovar a noite e pela manhã.
Ulceras internas no estômago ou duodeno, podem ser controladas e até curadas com a ingestão do suco de couve feito com 200gr dos bordos e dos talos da couve espremidos. O liquido deverá ser ingerido em jejum, todos os dias, em pequenos goles.

ERVA-DOCE - Foeniculum vulgare
Contem potássio, sódio e ferro. O chá das sementes é um regulador intestinal e calmante para o estômago. Desobstrui os brônquios, oxigenando melhor os pulmões. Acredita-se que mulheres que amamentam devem tomar chá de erva-doce para os efeitos calmantes passarem através do leite para a criança. Para os idosos, esse mesmo chá normaliza a circulação do sangue e combate a depressão.
Atua ainda, como estimulante da digestão e do aparelho urinário. No uso geral o chá de erva-doce é feito em um litro de água fervente com 10gr de sementes. Coar, adoçar pouco e tomar de quatro a cinco xícaras por dia.

ESPINAFRE - Spinacia oleracea
Riquíssimo em vitaminas A, B, C e H, contendo ainda potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro.
É indicado para pessoas com tendência a hemorragias, diabéticos, nervosos, portadores de vermes intestinais e doenças da vista, o espinafre deve ser comido cru, em saladas ou bebido em forma de suco.

FIGO - Fícus carica
É um laxativo natural, combate a prisão de ventre e substitui muito bem os purgativos destinados as crianças.
Tem efeitos benéficos em casos de bronquite, gripe, resfriado e tosse, para esses casos, cortar em pedaços 20gr de figos secos, fervendo em 250gr de leite por uns quinze minutos. Depois de adoçar com uma colherada de mel, filtrar o leite e bebe-lo bem quente.
Contra afecções na boca e garganta, ferver em uma xícara de leite dois figos frescos, cortados em pedaços e uma colherinha de mel por quinze minutos. Depois de filtrado e morno, usar o leite para gargarejos e bochechos.

GENGIBRE - Zingiber officinalis
Uma raiz com altos poderes medicinais. Combate as náuseas, provocando o aumento de salivação, pode ser mastigado para prevenir enjôos em viagens marítimas. Age muito bem na garganta, sendo seu chá indicado a todas as pessoas que utilizam bastante a voz como oradores, cantores, etc.
Combate a flatulência, bastando para isso apenas usa-lo como tempero nas refeições. Tem também uma aplicação em casos de reumatismo, problemas pulmonares e circulação sangüínea, usando-se o chá.

GOIABA - Psidium guajava
Famosa contra diarréias. A fruta em casos amenos e as folhas em casos mais extremos. Usa-se o chá das folhas até cessar o distúrbio. Os frutos são benéficos em casos de doenças das vias respiratórias, como tosse e bronquite.

HORTELÃ - Mentha piperita
A hortelã-miuda, é empregada como tempero e age como calmante quando usada em chá. A hortelã-pimenta, estimula a pele e os terminais nervosos sensíveis ao frio. Para aquecer ambientes muito frios, coloca-se uma bacia com água e folhas de hortelã.
Como digestivo, faz-se uma infusão com 100g de água quente já adoçada, coloca-se 5g de folhas frescas ou secas de hortelã, filtrar e beber em seguida bem devagar.
Para excitação nervosa e insônia colocar uma pitada de folhas frescas de hortelã em uma xícara de água quente, filtrar e beber o liquido. (Em casos de insônia, tomar antes de deitar).

INHAME - Colocasia antiquorum
O inhame cru é um poderoso antianêmico e mesmo cozido conserva muito de seu poder curativo. É um grande depurador do sangue, deve ser ingerido pelas pessoas que sofrem processos inflamatórios de qualquer espécie e todas aquelas que precisam beneficiar o sangue.

LARANJA - Citrus aurantium
Esta fruta combate a tendência as hemorragias e a gripe, febre e inflamações nas veias.
Para combater excitação nervosa, verter uma xícara de água fervente em 2gr de folhas de laranjeira, filtrar, adoçar com mel e beber.
Contra febre, colocar uma laranja madura, cortada , com a casca e em pedaços, em 30gr de água fervente adoçada com duas colheradas de açúcar. Depois de totalmente frio, coar o liquido e beber.

LENTILHA - Ervum lens
Rica em proteínas. Além de ser considerado um alimento que atrai a prosperidade, é indicada para as mães no período de amamentação. É também aconselhado seu consumo para pessoas anêmicas.

LIMÃO - Citrus limonum
Fruta medicinal por excelência. Atende as necessidades de vitamina C como também atua sobre o acido úrico, doenças da vesícula biliar, da boca, da garganta, do estômago, da vista, dos nervos, dos brônquios, do pulmão. Combate ainda a esterilidade, o alcoolismo, a inapetência e o mau hálito. Os usos mais freqüentes são como chá da fruta. Uma limonada pela manhã, diariamente, previne doenças. O suco misturado com água morna pode ser ingerido nos dias mais frios para evitar problemas com a temperatura. O suco misturado a água quente usa-se para gargarejos benéficos para afecções na boca e garganta.
Contra o acido úrico e gota, beber em jejum pela manhã o suco de três limões diluído em meio cálice de água pelo menos por dez dias. Interromper o tratamento por sete dias e depois repeti-lo por mais dez dias e assim por diante. Esse mesmo tratamento serve também para os casos de arteriosclerose e hipertensão.
Com o suco de um limão, se confecciona um amálgama simples contra os resfriados, basta misturar o suco com uma clara de ovo e bater com um garfo por dez minutos e tomar uma colher da mistura de meia em meia hora.

LOSNA - Artemísia absinthium
É aconselhado o chá nos problemas de fígado e intestinos, assim como nos casos de urina solta. Em diarréias pode-se ferve-la em vinho e beber o chá ou usa-lo em compressas sobre o ventre. Esse mesmo chá é um excelente colírio.

MAÇÃ - Pyrus malus
Digestiva e exerce um controle sobre a flora intestinal. Recomendada contra febres e inflamações, e dietas curtas nos casos de diarréias.
Contra febres, má digestão e prisão de ventre, pode-se confeccionar a AGUA DE MAÇÃS:
Misturar uma maçã grande, descascada, mondada (livre de partes inúteis, sementes, cabo e muito bem lavada) e cortada em fatias bem finas, com 10gr de folhas de erva cidreira (melissa, a de folhas não a de capim), suco de meio limão e um pedaço de canela. Acrescentar duas colheres de mel e meio litro de água fervente, deixando repousar por dez minutos. Passar o preparado por uma peneira, bebendo o liquido no final das refeições. No caso de febres e inflamações intestinais, consumir a água no decorrer do dia.
Pode-se ainda confeccionar o VINHO DE MAÇÃS, que é indicado para distúrbios digestivos e prisão de ventre:
Colocar uma colher de açúcar e um pedaço de casca de limão em um cálice e meio de vinho, nele cozinhando uma maçã mondada e descascada. Passar tudo pela peneira e beber esse vinho logo após as refeições.

MELANCIA - Cucúrbita citrullus
Diurética e nutritiva. Indicada para doenças nos rins, purifica o fígado, combate resfriado e bronquites. Seu consumo é altamente indicado em casos de obstrução renal pois seu suco promove a rápida eliminação do ácido úrico. Em estado natural auxilia no tratamento de artrite, reumatismo, acidez gástrica, dispepsia, afecções dos rins e da bexiga.

MORANGO - Fragaria vesca
Mais rico em vitamina C do que a laranja ou limão, portanto bastante indicado para prevenção de gripes e resfriados.
Cozido não tem nenhum valor e cru atua na purificação do organismo e combate reumatismos. O consumo de morangos facilita a digestão, estimula as funções hepáticas e o apetite; combatem a gota e o reumatismo articular. Uma dieta á base de morangos traz inúmeros benefícios a quem sofre de hemorróidas, perturbações circulatórias, afecções renais.

NABO - Brassica napius
O nabo é indicado para combater a gripe e doenças dos brônquios. O chá de suas folhas e até da raiz fortalecem os ossos, agindo também como diurético.

PEPINO - Cucumis sativus
O pepino, para não se tornar indigesto, não deve ser descascado. A casca é que facilita a digestão. A ingestão diária fortifica as unhas e o cabelo, atuando como adstringente para a pele. Neutraliza a acidez estomacal, tonifica o fígado e os rins.

PERA - Pyrus communis
Um fruto leve, pode ser ingerido sem restrições. Sua atuação é marcante nos rins por ser um diurético excelente.
Seu consumo é indicado para pessoas portadoras dos inchaços edematosos característicos dos doentes do aparelho circulatório e dos rins, elimina esses inchaços. Cruas ou cozidas,e algumas vezes combinadas com pão integral e iogurte, são indicadas nos regimes contra obesidade.

PIMENTÃO - Capsicum annuum
Um alimento que não produz calorias. O consumo é indicado para fortalecimento da pele, das unhas e do cabelo. Sua ingestão também é benéfica para a desinfecção da mucosa bucal e gástrica, destruindo os germes intestinais sem prejudicar a flora bacteriana normal.

QUIABO - Hibiscus esculentus
Favorece os órgãos digestivos, intestinais, renais e urinários. Usado como auxiliar no tratamento da bronquite e fortalece os ossos pelo seu conteúdo de cálcio.

RABANETE - Raphanus sativus
Estimula a digestão, purifica o sangue, tonifica os nervos, atuando principalmente sobre o aparelho renal.

REPOLHO - Brassica oleracea capitata
Indicado para pessoas enfraquecidas, anêmicas, portadoras de câncer ou tuberculose. O seu teor de ferro, reconstitui o sangue e sendo um ótimo queimador de gorduras é aconselhado para dietas de emagrecimento.

SABUGUEIRO - Sambucus nigra
O chá, bebido como água é eficaz nos casos de sarampo. Para o diabetes é indicado um tratamento de no mínimo três meses, onde se toma diariamente o chá das folhas.
Como depurativo e contra intoxicações do fígado, ferver sete gramas de folhas frescas de sabugueiro trituradas em meio litro de água durante dez minutos, beber meia xícara do liquido filtrado e adoçado com mel, pela manhã em jejum.

SALSA - Petroselinun sativum
Combate gases intestinais, estimula o apetite, facilita a digestão e limpa os brônquios. Um chá de folhas de salsa é um poderoso diurético, aconselhado em casos de gota.
A salsa atua também como auxiliar na cura de afecções hepáticas e hipertensão.
A infusão da salsa é feita deixando por dez minutos 30gr de sementes de salsa (novamente não usar as destinadas a plantio, e sim as retiradas da planta) em 200g de água fervente, filtrar o liquido, bebendo metade em seguida; o restante três horas depois.

UVA - Vitis vinifera
As folhas da parreira são indicadas para se fazer chás que refrescam os intestinos, relaxam os nervos e tonificam o coração.
Este é um pequeno apanhado dos alimentos que podemos fazer uso diário, que não só nos nutrem, mas bem combinados nos trazem saúde. A arte de cozinhar é uma alquimia com a qual podemos transformar doenças em saúde. Aproveitando ao máximo os poderes da Natureza que a Deusa criou, mesmo porque ao cozinhar estamos atuando com os quatro elementos, água, terra, fogo e ar, e sabemos que esses poderes transformam qualquer coisa.

**********INDICAÇÕES

1. ABACATE - amor
2. AÇAFRÃO – Purificação, saúde, felicidade
3. ACÁCIA – proteção, contra pesadelos e proteção do sono
4. AGRIMÔNIA – dissolução de influências negativas e proteção
5. AIPO - poderes mentais e psíquicos
6. ALECRIM - limpeza e concentração, calmante, adivinhação, estudos, cura, proteção, purificação
7. ALFAFA – prosperidade, dinheiro, felicidade
8. ALFAZEMA – calmante, estudos, purificação
9. ALHO – saúde, proteção
10. ALMÍSCAR - afrodisíaco, amor ;Planeta: Vênus
11. AMÊNDOAS – dinheiro, prosperidade, sabedoria
12. AMORA – saúde, dinheiro, proteção
13. ANETO - sorte
14. ANGÉLICA – proteção, purificação, saúde, clarividência
15. ANIS ESTRELADO – adivinhação, purificação, sorte
16. ARNICA – clarividência
17. ARROZ - fertilidade
18. ARRUDA - proteção, limpeza, cura; purificação
19. ARTEMÍSIA - adivinhação, alteração da consciência,
20. ASSA-FÉTIDA – exorcismo, proteção
21. BABOSA – proteção, sorte e amor
22. BAMBU – realização de desejos
23. BARBATIMÃO – espiritualidade, purificação
24. BARDANA – saúde, proteção
25. BAUNILHA – amor, sedução
26. BETERRABA - amor
27. BENJOIM – negócios, exorcismo; Planeta: Vênus
28. BOCA DE LEÃO - proteção
29. BRIÔNIA – dinheiro
30. CALÊNDULA – proteção, solução de problemas,
31. CAMÉLIA – prosperidade, riqueza
32. CAMOMILA – dinheiro, amor, purificação
33. CANELA - negócios, bens materiais, amor, limpeza, energizar; sucesso, amor, proteção
34. CÂNFORA - desenvolvimento psíquico; clarividência, saúde
35. CARDAMOMO – sedução, amor
36. CARDO SANTO - cura
37. CARVALHO – fertilidade
38. CASCARA SAGRADA – problemas com a justiça, dinheiro e proteção
39. CAVALINHA – fertilidade
40. CEBOLA – proteção, saúde, dinheiro
41. CIPRESTE – longevidade, saúde
42. CRAVO – negócios, forças, energizar, amor, limpeza
43. DAMASCO – feitiços de amor
44. ERVA CIDREIRA – sucesso, amor
45. ERVA DOCE - proteção
46. EUCALIPTO - limpeza, atrair encantos, energizar, cura, saúde, proteção
47. FIGUEIRA – clarividência, fertilidade
48. FLOR DE MAÇÃ – calmante
49. FREIXO - adivinhação, cura, proteção, prosperidade
50. GENGIBRE – dinheiro e sucesso
51. GERGELIM – dinheiro
52. GINSENG – amor, realização de desejos, beleza, saúde, proteção e poder
53. GIRASSOL – fertilidade
54. HERA – (planta não eficaz para os homens) proteção, amor, saúde
55. HORTELÃ - cura
56. JASMIM - melhorar humor, amor; calmante, cura
57. LARANJA – amor, dinheiro
58. LAVANDA – cura, amor
59. LIMÃO - amor
60. LÓTUS - amor
61. LOURO – negócios, adivinhação, proteção, força, saúde
62. MAÇÃ – amor, atrair encantos, cura, imortalidade
63. MANJERICÃO – amor, purificação espiritual, proteção
64. MANDRÁGORA - fertilidade
65. MADRESSILVA – dinheiro
66. MARACUJÁ – paz, amizade
67. MIL FOLHAS – exorcismo, amor
68. MIRRA - boa sorte, espiritualidade, meditação, cura; proteção
69. MORANGO – amor, sorte
70. NARCISO – cura, sorte, fertilidade
71. NOZ MOSCADA – adivinhação, fertilidade
72. OLÍBANO – cura, purificação (resina chave)
73. OLIVEIRA – paz, fertilidade proteção
74. PATCHULI - clarividência; Planeta: Vênus
75. PINHO – atrair encantos, fertilidade
76. ROMÃ - fertilidade
77. ROSA - amor, espiritualidade, adivinhação, fertilidade
78. SABUGUEIRO - purificação
79. SÁLVIA – cura, feitiços, longevidade, sabedoria, realização de desejos
80. SÂNDALO - amor, adivinhação, purificação
81. SANGUE DE DRAGÃO - purificação
82. TRIGO – fartura, dinheiro, fertilidade,
83. URTIGA – exorcismo, proteção, saúde
84. UVA – fertilidade, dinheiro, fartura
85. VETIVER - comando; Planeta: Vênus
86. VERBENA – meditação, amor
87. VISGO – Proteção
88. VIOLETA - afrodisíaco, meditação, espiritualidade

CORRESPONDÊNCIA COM SIGNOS E DEUSES

ERVAS DOS SIGNOS
1) Áries: Almiscar, Sândalo, Ópium.
2) Touro: Pinho, Eucalipto, Cravo, Canela.
3) Gêmeos: Rosa, Alecrim, Jasmim.
4) Câncer: Maçã, Alfazema, Violeta.
5) Leão: Patchouli, Almíscar, Sândalo, Ópium.
6) Virgem: Rosa, Alfazema, Benjoim.
7) Libra: Maçã, Rosa, Cedro.
8) Escorpião: Almíscar, Ópium, Eucalipto.
9) Sagitário: Cravo, Canela, Rosa.
10) Capricórnio: Lótus, Alecrim.
11) Aquário: Violeta, Rosas, Flores do Campo.
12) Peixes: Violeta, Alecrim, Alfazema.

ERVAS PARA...
...MEDITAÇÃO: ênula, zimbro, bálsamo-de-tolu, ciperácea, sálvia esclaréia, giesta, glicínia, sândalo, cálamo-aromático, magnólia, mirra.
...A SORTE: canela, jasmim, lótus, jacinto, baunilha, cumaru, gerânio, noz-moscada, bergamota, cipreste.
...ATRAIR SUCESSO E PROMOÇÕES: azaléia, cravo-de-defunto, olíbano, hortelã-pimenta, erva-cidreira, hissopo
...O AMOR: ervilha-de-cheiro, lótus, jacinto, baunilha, bétula, camélia, coentro, lírio-florentino, rosa, cumarina, laranja-azeda.
...A CLARIVIDÊNCIA E ESTÍMULO DA MENTE: açafrão, capim-limão, louro, anis-estrelado, babosa, aipo, cânfora, ênula, zimbro, anis-estrelado, estoraque, funcho, madressilva, cacto, cálamo-aromático, gengibre.
...SONHOS PROFÉTICOS: peônia, mimosa, amarílis, giesta.
...AFASTAR ENERGIAS NEGATIVAS: cânfora, comigo-ninguém-pode, guiné, arruda, alecrim, espada-de-são-jorge.
...MELHORAR AS FINANÇAS: camomila, olíbano, alfazema, erva-cidreira, cedro, hissopo, cipreste, abóbora.
...AMIZADES: ervilha-de-cheiro, urze, citronela, erva-cidreira.
...CONTRA MAGIA NEGRA: alecrim, louro, jasmim, cenoura, violeta, hortelã-pimenta, verbena, assa-fétida, gerânio, manjericão, patchouli, hissopo, noz-moscada, bergamota.

BANHOS DE ERVAS PARA...
...FELICIDADE - MISTURE: manjerona ,Cravo, alecrim, canela, 1/2 xícara de alcóol de cereais.
...PROTEÇÃO CONTRA PERIGOS - MISTURE: espada-de-são-jorge, guiné, arruda e hortelã.
...PROTEGER SEU AMOR - MISTURE: rosa branca, erva-cidreira, palma branca.

NOME DA PLANTA E SUA FUNÇÃO ENERGÉTICA
Alecrim - Ajuda a perdoar mágoas
Alfazema - Aumenta a autoconfiança
Anis-estrelado - Ajuda com os sentimentos e na liberação de emoções
Arnica - Promove a concentração de pensamentos
Artemísia - Estimula a ação e a manifestação das idéias
Arruda - Limpa a aura das sujeiras astrais
Babosa - Ajuda no desligamento mental
Camomila - Ajuda a cultivar a paciência e a confiança
Cânfora - Promove o desprendimento material
Capuchinha - Promove o sentimento de integridade e equilíbrio
Carqueja - Limpa o corpo das velhas emoções
Confrei - Estimula o sentimento de segurança pessoal
Dente-de-leão - Traz coragem para enfrentar os obstáculos
Erva-cidreira - Ajuda na tomada de decisões importantes da vida
Guiné - Limpa o corpo de energias negativas
Mil-folhas - Purifica o corpo de traumas e sentimentos negativos
Sabugueiro - Ajuda na tomada de rápidas decisões
Sálvia - Dá ânimo para colocar em movimento todas as energias do corpo
Tanchagem - Estimula a iniciativa

FRAGRÂNCIAS
Absinto - Amor e Magia
Acácia - Harmonia psíquica e tranqüilidade
Alecrim - Proteção e boa sorte
Alfazema - Acalma,Limpa e clarividência
Almíscar - Romance e amor
Âmbar - Atrai riquezas,energizante, coragem e autoconfiança
Arruda - limpeza psíquica e física
Bálsamo - Inspiração e relaxamento
Benzoin - Atrai energia positiva e proteção física e psíquica
Camomila - Calmante, boa sorte, bons sonhos
Canela - Negócios, prosperidade e sucesso
Cânfora - Limpeza da aura, purificação e harmonização
Cedro - Relaxamento e purificação
Cravo - Concentração, limpeza astral e amor
Dama da Noite - Romance e amor
Erva Doce - Atração, prosperidade
Eucalipto - Paz
Flor de Laranjeira - Boa sorte e amor
Gerânio - criatividade e vitalidade
Hortelã - Prosperidade e bons sonhos
Jasmim - Tranquiliza/Relaxa/Amor , união e inspiração
Laranja - Paz
Maçã - vitalidade e boa sorte
Madeiras - Harmonia e Paz , força e sucesso
Mel - boa sorte e prosperidade
Menta - Estudos
Mirra - Elevação mental/ Limpeza , proteção e purificação
Morango - boa sorte
Nós Moscada - Negócios/ Prosperidade
Ópium - Inspiração e criatividade
Orquídea - Afrodisíaco, harmonia, amor, beleza
Patchouli - Afrodisíaco; anti-depressivo, amor, clarividência, atração
Pêssego - Boa sorte
Raízes - Harmonia
Rosas Brancas - Harmonia, purificação
Rosas Vermelhas - Paixão, comunhão espiritual
Sândalo - Meditação
Verbena - criatividade, inspiração e bons sonhos
Vetiver - estimulante, sucesso
Violeta - paz, humildade

Um comentário:

  1. Essas indicações postadas peloo Mestre Melqui Jurema, como por ex: Alecrim - ajuda a perdoar mágoas; pergunto: como usá-la? (é necessário cultivar a planta?, ou faz o chá?). Gostaria de receber uma orientação. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir