domingo, 13 de março de 2011

Plantas Medicinais
As ervas tem sido desde sempre, usadas como remédio natural preferido de muitas pessoas em substituição da medicina convencional, porém não devem ser utilizadas sem autorização e o conhecimento de um especialista, pois existem ervas de variada natureza, desde a que cura à que mata. O que se segue, são uma pequena amostra do que a Natureza nos oferece.
Respeite a Natureza, respeite as plantas e verá que elas fazem mais por si do que você por elas.
Agrião – Tem acção como anti-escorbútico, diurético, anti-reumático, auxiliar no tratamento de diabetes e acido Úrico. Indicado também para tosses e problemas respiratórios.
Alecrim – Indicado como calmante, estimulante do fígado e da menstruação. O sumo de suas folhas é cicatrizante, serve também para dores articulares quando usada em azeite ou pomadas.
Alfazema – Antiespasmodica, anti depressiva sedativa, antiasmático e diurético, relaxante muscular e estimulante da circulação e circulação periférica.
Anis – Antiespasmodico, diurético anti-sezonático, Tónico e anti-septico estomacal.
Arruda – Indicado como emanagogo e vermífugo, serve para lavar a cabeça contra sarna e piolhos, contudo não se deve beber pois o seu uso é também abortivo e pode provocar a morte.
Avenca – Diurética, Sedativa, antinflamatória,, expectorante, e emanagoga, tosse, catarros e rouquidão.

Babosa – Indicada para queimaduras ligeiras e solares, estria, verrugas, pele húmida e feridas. É cicatrizante.
Bardana – É antibiótica, purificante, serve para problemas de pele, acne furúnculos, é anti fúngicas e anti bacteriana, exerce efeitos diuréticos e hipogleciminantes.
Boldo – Em chá é indicado para problemas de digestão em geral, indicado também para cálculos biliares, e um excelente estimulante da digestão.
Calendula – Serve para pé de atleta, acne e furúnculos, mordeduras e picadas, sensibilidade nos seios e mamilos doridos, infecções de órgãos do aparelho digestivo, urticária, varizes, feridas e equimoses.
Capuchinha – Combate bronquites, expectorante, anti catarral, perda de cabelo, prisão de ventre, pele, abre o apetite, calmante e facilita a digestão.
Camomila – Mordeduras e picadas, cólicas, eczemas, indigestão, Insónias, enjoo matinas, olhos cansados, Espasmos gástricos. Carminativo, anti espasmódico, Relaxante, antialergenico.
Carqueja – Tem acção depurativa, digestiva, diurética podendo ser usada para problemas renais, de acido úrico, diabete, reumatismo e principalmente para problemas hepáticos.

Cavalinha – Remineralizante, diurético, tonificante e regulador do sistema genético-urinario. Banhos de imersão, estimula o metabolismo cutâneo, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade da pele.
Dente de Leão – Tem efeito depurativo no sangue, é indicado como diurético e auxiliar nas doenças do fígado, principalmente a Icterícia.
Eucalipto - Anti-séptico pulmonar, sudorífero e antinflamatorio do sistema genético-urinário
Erva-cidreira – Indicada para males digestivos, dores de cabeça e como calmante, é febrifuga.

Folha de Laranjeira – Calmante das vias respiratórias em casos de gripes ou resfriados, relaxante muscular e bactericida.

Hissopo – Expectorante, tratamento da tosse e irritações da garganta, mordeduras, queimaduras e picadas, é depurativa e digestiva.
Hortelã – Antiespasmodico, analgésico e estimulante da secreção estomacal, relaxante muscular e calmante expectorante, acalma as dores de dentes e é cicatrizante.
Louro – Indicado para cólicas menstruais, ausência de menstruação e problemas digestivos, o azeite de louro é indicado para dores reumáticas.
Manjericão – Diurético, sudorífera, casos de ardor em urinar, bicos doridos das lactantes em compressas, circulação, dores reumáticas, tosses e resfriados, digestiva, aftas e afasta a fadiga.
Sabugueiro – Da raiz é indicado como laxativo ou purgante, as flores em decocção são utilizadas para gripes e como transpirante para baixar febres e principalmente sarampo. Em compressas serve para furúnculos e erisipela em cataplasma para queimaduras.
Salva – Anti-sudorifera, digestiva, diurética, antiespasmodica, estimulante, aromática e antioxidante. Anti-septica pulmonar, compressas quente e húmida na região torácica. Higiene bucal.
Tanchagem – Indicada para soltar catarro do peito, como digestivo e para purificar o sangue. Utilizado para gargarejos contra o sangramento das gengivas, amigdalites e inflamações da boca. É cicatrizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário